É necessário que todo imóvel seja composto por uma estrutura resistente que o mantenha estabilizado e ofereça segurança para que seja habitável sem oferecer riscos estruturais e que possa suportar diversos impactos, como climáticos, cargas pesadas, movimentação de objetos, circulação de pessoas, entre outras ações.
Mediante a esses e outros fatores é imprescindível que a composição estrutural ofereça materiais de qualidade capazes de oferecer qualidade e segurança para o local.
ESTRUTURAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Quem pensa que só há o tipo de estrutura metálica para telhado, está errado. Elas são classificadas como estrutura dois tipos de modelos de execução, sendo a hiperestática e isostática, sendo uma moldada no local e outra pré-moldada antes da execução. Segue abaixo algumas particularidades de cada uma dos modelos e formas execução estrutural:
1 - ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS
É um modelo que pode ser usado tanto em imóveis terrenos ou com mais pavimentos e também é conhecido como estrutura em alvenaria. As partes dessa estrutura costumam ser interligadas, porém quando há algum impacto, todas as partes costumam ser impactadas e danificadas.
É um tipo de estrutura que tem a execução de forma mais demorada, porém possui um preço mais acessível, por isso, costuma ser utilizada em construções residenciais. Um dos fatores de ser um modelo mais econômico é que através da interligação é possível economizar materiais devido às conexões que são mais baratas e conseguem diminuir o uso de material.
Sua composição é feita de blocos e tem como acabamento o concreto, podendo ser revestido com qualquer outro tipo de material para melhor aspecto visual.
2 - ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
Nessa forma de estrutura, as peças e as composições da obra são pré-montadas, o que agiliza o processo de execução, porém tem um custo elevado.
Esse modelo, permite que a estrutura seja independente, ou seja, caso tenha algum impacto em determinado local, as demais partes da estrutura não serão afetadas. Também é possível obter estruturas mistas, ou seja, usando estruturas metálicas alternando com estrutura de alvenaria.
O sistema isostático permite que a obra seja executada de forma mais rápida, porém seu custo é mais elevado, por isso, costuma ser aplicado para grandes obras como shoppings, galpões, supermercados e execuções que precisam de uma execução ágil e eficaz.
Quando essas obras são finalizadas é difícil identificar de qual modelo foi constituída, pois assim que a estrutura é montada recebe diversos revestimentos e característica que cobrem toda a estrutura. Sendo assim, somente um responsável técnico pode avaliar qual o tipo de estrutura que foi utilizada.
COBERTURAS METÁLICAS
Existem três formatos de estrutura metálica para telhado, sendo possível conseguir um formato plano, espacial ou em arco e costumam ser bem resistentes às ações climáticas como vento, chuva, entre outros.
Sua instalação é mais comum em galpões, quadras esportivas, passarelas, segmentos industriais, entre outros. É necessário escolher bem qual o material considerado para sua resistência e instalação para que sejam mais eficientes e seguros.
Alguns tipos de modelos de estrutura metálicas são:
- Telhas simples;
- Telhas termoacústicas;
- Telhas termoacústicas com aparência de cerâmica;
- Fornecedores de estrutura metálica.
É possível encontrar diversos tipos de aço, sendo os mais comuns o aço galvanizado e o alumínio, que são composições variáveis do ferro e zinco. Quanto mais essas composições tiverem mais terá um aspecto metálico natural, além disso, podem ser aplicadas pinturas a fim de potencializar uma estética agradável e contribuir para a vida útil do produto.