Estrutura metálica para telhado

Estrutura metálica para telhadoEstruturas metálicas para telhadoComprar estrutura metálica para telhado
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

ESTRUTURA METÁLICA PARA TELHADO E OUTRAS FINALIDADES

É necessário que todo imóvel seja composto por uma estrutura resistente que o mantenha estabilizado e ofereça segurança para que seja habitável sem oferecer riscos estruturais e que possa suportar diversos impactos, como climáticos, cargas pesadas, movimentação de objetos, circulação de pessoas, entre outras ações. Mediante a esses e outros fatores é imprescindível que a composição estrutural ofereça materiais de qualidade capazes de oferecer qualidade e segurança para o local.

O primeiro passo para iniciar uma obra é avaliar todas as características do imóvel, considerando se há áreas de risco ao em torno, como possíveis desmoronamentos ou imóveis que ofereçam risco e operação e de estrutura. Além disso, existem outros fatores a serem considerados nesse processo como solo, considerando suas condições e se pode receber determinado peso e estrutura.

O solo é responsável por receber toda a carga de uma edificação, por isso, é necessário que esteja em boas condições para que possa receber determinada estrutura, para que não apresente risco. É necessário que esse estudo seja feito por um profissional técnicos que irá avaliar todas as condições, a fim de identificar qual a melhor estrutura para determinado tipo de atividade.

ESTRUTURAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

São classificadas como estrutura dois tipos de modelos de execução, sendo a hiperestáticas e isostáticas, sendo uma moldada no local e outra pré-moldada antes da execução. Segue abaixo algumas particularidades de cada uma dos modelos e formas execução estrutural:

1- Estruturas hiperestáticas

É um modelo que pode ser usado tanto em imóveis terrenos ou com mais pavimentos e também é conhecido como estrutura em alvenaria. As partes dessa estrutura costuma ser interligada, porém quando há algum impacto, todas as partes costumam ser impactadas e danificadas.

É um tipo de estrutura que tem a execução de forma mais demorada, porém possui um preço mais acessível, por isso, costuma ser utilizada em construções residenciais. Um dos fatores de ser um modelo mais econômico é que através da interligação é possível economizar materiais devido às conexões que são mais baratas e conseguem diminuir o uso de material. Sua composição é feita de blocos e tem como acabamento o concreto, podendo ser revestido com qualquer outros tipo de material para melhor aspecto visual.

2- Estruturas Isostáticas

Nessa forma de estrutura, as peças e as composições da obra são pré-montadas, o que agiliza o processo de execução, porém tem um custo elevado. Esse modelo, permite que a estrutura seja independente, ou seja, caso tenha algum impacto em determinado local, as demais partes da estrutura não será afetada. Também é possível obter estruturas mistas, ou seja, usando estruturas metálicas alternando com estrutura de alvenaria.

O sistema isostático permite que a obra seja executada de forma mais rápida, porém seu custo é mais elevado, por isso, costuma ser aplicado para grandes obras como shoppings, galpões, supermercados e execuções que precisam de uma execução ágil e eficaz.

Quando essas obras são finalizadas é difícil identificar de qual modelo foi constituída, pois assim que a estrutura é montada recebe diversos revestimentos e característica que cobrem toda a estrutura. Sendo assim, somente um responsável técnico pode avaliar qual o tipo de estrutura que foi utilizada.

MATERIAIS PARA ESTRUTURA

1- Estrutura de madeira

Qualquer tipo de edificação pode ter como estrutura o material de madeira, porém é recomendado que esse material não seja fixado direto ao solo, pois é possível que a umidade do solo comprometa o material. Tem um custo mais baixo e é de fácil manuseio no momento da execução.

2- Estrutura metálica

É uma estrutura de fácil adaptação e pode ser adaptada para diferentes funções, podendo ser usada em vigas ou em algum outro tipo de estrutura, podendo formar diferentes funcionalidades com um único material. É muito comum para pé direito alto, é um material que promove extensão, por isso, é usado em grandes galpões com uma estrutura metálica para telhado extensa. Sua fixação e montagem é feita através de um processo de soldagem ou por meio de parafusos que fazem a interligação de uma peça com a outra.

3- Estrutura de concreto armado

A utilização dessa estrutura é a mais comum, pois é um modelo mais econômico e resistente e pode ter uma estrutura mista combinando diferentes tipos de materiais, como exemplo, é possível combinar um material metálico com uma estrutura de alvenaria. Muitos profissionais conseguem oferecer essa mão de obra, sendo facilmente encontrados serviços para esse tipo de estrutura.

As edificações podem conter três tipos de formação estrutural, o fator determinante de qual estabelecer é para qual fundamento serão utilizadas. Sendo a estrutura metálica para telhado, uma das mais utilizadas, porém outros materiais também podem servir como por exemplo a madeira, porém o que vai determinar sõ os demais fatores, como extensão, solo, custo, resistência, entre outros fatores que vão ser observados antes de escolher qual o melhor material.

FORMAS DE USO

Quanto a estrutura metálica para telhado e outras finalidades, uma grande vantagem desse material é que pode ser utilizado também para vigas, pilares, pórticos, mezaninos, entre outras formas de utilização. Sendo bem eficiente e resistente.

É um material composto por aço e outros elementos metálicos, tendo como formação o ferro e carbono. É recomendado que o tipo de material seja definido pelo técnico que vai avaliar quais as necessidades do local e identificar qual melhor se aplica a determinada realidade.

PROJETO ESTRUTURA METÁLICA PARA TELHADO

Uma única edificação pode ser constituída por quatro tipos de projeto que vai definir qual melhor composição e material para utilizar na montagem de um estrutura seja de um local, seja de alvenaria ou uma estrutura metálica para telhado.

O projeto mas comum é o arquitetonico que vai definir algumas características importantes do imóvel, como paredes, telhados, aberturas, equipamentos como elevadores, scadas convencionais ou rolantes entre outras informações relevantes. Outro projeto importante trata-se do Plano de prevenção contra incêndio, que avalia as necessidade do local, considerando os fatores de risco para que apresente maiores chances de combate ao fogo em situações de risco.

Existem muitos tipos de projetos que podem conter a estrutura metálica definida para diversos sentidos e formas de uso. Um bem comum, é o projeto arquitetônico, que estabelece a área e algumas características da edificação como paredes, aberturas como portas e janelas, número de pavimentos, metragem, alguns equipamentos como elevadores e escadas rolantes, fachadas, entre outras informações importantes.

O terceiro método e projeto a ser levantado refere-se às questões do solo, pois é feito um levantando a fim de entender qual a capacidade do solo e todo o contexto para evitar que uma edificação seja construída em um local inapropriado e que possa apresentar riscos.

Para finalizar, o último projeto que costuma ser feito é o orçamento e planejamento da obra que considera todos os custos da obra e todo o investimento necessário para determinada obra e tipo de materiais utilizados.

EXECUÇÃO ESTRUTURAL

Existem diversos tipos de modelos e materiais que podem compor uma estrutura metálica para telhado. Para definir qual é o melhor tipo é necessário identificar qual a necessidade. Veja alguns tipos de materiais que podem fazer parte dessa estrutura.

Coberturas metálicas

Existem três formatos de estrutura metálica para telhado, sendo possível conseguir um formato plano, espacial ou em arco e costumam ser bem resistente às ações climáticas como vento, chuva, entre outro. Sua instalação é mais comum em galpões, quadras esportivas, passarelas, segmentos industriais, entre outros.

É necessário escolher bem qual o material considerado sua resistência e instalação para que sejam mais eficientes e seguros. É possível encontrar diversos tipos de aço, sendo os mais comuns o aço galvanizado e alumínio, que são composições variáveis do ferro e zinco. Quanto mais dessas composições tiverem mais terá um aspecto metálico natural, além disso, podem ser aplicados pinturas a fim de potencializar uma estética agradável e contribuir para a vida útil do produto.

MODELOS DE COBERTURAS METÁLICAS

Telhas simples

É um modelo que geralmente é utilizado em galpões que possuem laterais abertas, muito utilizado em quadras esportivas e galpões. É um material de baixo custo para instalação e também para a manutenção do material posteriormente. Uma desvantagem é que esse material transmite muito barulho quando é exposto a chuva e isso pode ser bem prejudicial, ainda mais quando se tratar de empresas e locais que tenham limitação de ruído.

Telhas termoacústicas

É um modelo formado por duas telhas que são interligadas através de um material isolante, geralmente é o poliuretano ou o isopor. Sua instalação também é feita de forma simplificada, mas possui mai vantagens que as telhas simples, pois é possível desmontar esse modelo facilmente, menor ruído quando exposto a ções climáticas e outras exposições e também oferece um isolamento térmico. Seu uso é mais comum em escritório e imóveis residenciais.

Telhas termoacústicas com aparência de cerâmica

Possuem o mesmo formato que as telhas sanduíches, porém possuem um aspecto mais rústico e tradicional sendo formada por telhas de barro. Para a instalação desse modelo, é necessário uma mão de obra mai especializada para que o processo de instalação seja mais eficiente. Esse material é benéfico, pois não acumula fungos além e apresentar durabilidade maior. Costuma ser utilizada em residência, salões de festa e alguns ambientes comerciais.

VANTAGENS DA ESTRUTURA METÁLICA PARA TELHADO

A estrutura metálica para telhado é uma medida muito eficiente e tem ido cada vez mais usada, pois sua instalação acontece por um processo de montagem e soldagem de forma rápida e simplificada. Veja abaixo algumas vantagens oferecidas:

  • Estruturas mais resistentes e com bases padronizadas;
  • Material flexível, podendo ser utilizado para fins distintos, como vigas e treliças;
  • Maior otimização de espaço;
  • Peças com formação em aço podem ser reaproveitadas;
  • Precificação acessível;
  • Facilidade na montagem e desmontagem das peças;
  • Resistência a corrosão.

É possível conseguir inúmeras vantagens com a estrutura metálica para telhado, pois é um material de baixo custo e proporcionam maior resistência e durabilidade, além de ser útil para edificações horizontais e verticais, sendo muito utilizadas para as verticais, pois proporciona um pé direito maior e seu processo de instalação facilita para conseguir maior extensão vertical com esse material.

A estrutura metálica para telhado oferece maior otimização de espaço, o que é muito vantajoso, pois ocupa menos espaço que os outros materiais para a formação da estrutura, pois outros métodos têm maior ocupação.

FORNECEDORES DE ESTRUTURA METÁLICA

Muitos fabricantes têm investido nesse material, pois tem sido cada vez mais usado nas obras. Os clientes têm considerado a estrutura metálica para telhado, mediante a isso as industriais tem encontrado uma grande oportunidade nesse segmento. É possível encontrar facilmente empresas que fornecem esse material na internet e também no portal do Soluções Industriais que centraliza e disponibiliza empresas para um fácil e rápido processo de cotação.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Esse procedimento é indispensável para qualquer tipo de material e essencial para a estrutura metálica para telhado, pois diminui muito os riscos de danificação e comprometimento desse material. Para isso, é necessário um profissional que acompanhe mensalmente fim de verificar integridade do material e se oferece algum risco.

Um método muito eficiente para manter a estrutura metálica para telhado em perfeitas condições é fazer com que sua pintura esteja em dia, pois esse procedimento oferece maior durabilidade ao produto. Outra forma eficaz é utilizar aço inoxidável que é um material mais resistente e que não tem sua integridade prejudicada facilmente.

EFEITOS E TIPOS DE CORROSÕES

Existem alguns tipos de danos que a estrutura metálica para telhado pode sofrer se estiver exposta alguns fatores como a umidade e outras situações que vão contribuir para danificar o material. Os tipos de corrosão são conhecidas como galvânica que afeta parafusos e porcas, lixiviação que formam lâminas oxidáveis nas camadas profundas do aço, erosão que tem como característica a estrutura comprometida devido a exposição a água do mar ou produtos químicos, entre outros efeitos que a estrutura metálica para telhado pode sofrer quando exposta, principalmente a umidade.

Mesmo com essas possibilidades, a estrutura metálica para telhados tem sido muito útil, pois um material de baixo custo e resistente, pois consegue proporcionar aspectos visuais agradáveis além da qualidade e eficiência estrutural.


produtos e serviços relacionados

  • Estrutura metálica para telhado preço

    Estrutura metálica para telhado preço

    Estrutura metálica para telhado preço podem ser aplicadas em ambientes industriais e residências. Conferem qualidade e segurança a estrutura. É importante saber que o tipo de...

  • Estrutura metálica para telhado residencial preço

    Estrutura metálica para telhado residencial preço

    A Estrutura metálica para telhados residenciais preço são bastante utilizadas por arquitetos e profissionais da engenharia civil devido aos benefícios que apresenta. Além de modern...

  • Preço estrutura metálica para telhado

    Preço estrutura metálica para telhado

    A Preço estrutura metálica para telhado concede variadas aplicações para diversos segmentos industriais. Atendendo quesitos estéticos e estruturais, a Preço estrutura...

Regiões onde a Ampla Estruturas atende Estrutura metálica para telhado:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Ampla Estruturas atende Estrutura metálica para telhado:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe