Coberturas metálicas

Coberturas metálicasCobertura metálicaComprar coberturas metálicas
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

COBERTURAS METÁLICAS E SUAS DIVERSAS VANTAGENS NAS CONSTRUÇÕES

Ao realizar um projeto de arquitetura, refletir sobre a cobertura é algo essencial e que não deve ser pensado de forma isolada em relação aos outros componentes da estrutura. É necessário que a estrutura e a fundação, bem como os pilares que sustentarão a cobertura sejam pensados de forma conjunta, com um verdadeiro sistema.

No ramo da construção civil, as estruturas e coberturas metálicas vêm representando uma parte inovadora quando comparada aos outros tipos de elementos existentes, como o concreto e a madeira. Antigamente era mais utilizado nas estruturas de pontes, mas, devido suas diversas vantagens e inovações acerca do material, vem ganhando espaço em diversos tipos de projetos, especialmente os que possuem grande porte.

Entre algumas das construções que podem ser encontradas as estruturas e coberturas metálicas estão as escolas, galpões, supermercados, estádios de futebol, shoppings, centros de distribuição estádios, ginásios e estacionamentos de veículos. Essa utilização cada vez mais frequente nesses espaços colaborou para que sua qualidade e funcionalidade se difundisse nos mais variados meios e locais de aplicação.

Durante a execução de um projeto, uma das características mais buscadas é a racionalização dos processos e, portanto, a diminuição do tempo de obra, o que faz com que as estruturas e coberturas metálicas sejam ótimas soluções, visto que otimizam o tempo e colaboram para o menor desperdício de materiais.

VANTAGENS

As estruturas e coberturas metálicas oferecem uma série de vantagens e, por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço em meio aos mais variados projetos de construções. Alguns dos benefícios acerca das coberturas metálicas que podem ser citados são:

  • Flexibilidade;
  • Compatível com outros materiais;
  • Racionalização de mão de obra e materiais;
  • Maior organização nas obras;
  • Produtividade e velocidade na construção dos projetos;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Qualidade garantida;
  • Precisão de construção.

Compatível com outros materiais

A utilização das coberturas metálicas aliada a outros materiais de infraestrutura faz com que as construções se tornem mais baratas, rápidas e objetivas, características que são constantemente buscadas na área de construção civil. Quando combinadas com concreto, por exemplo, são denominadas mistas ou híbridas, e realizam uma ótima e verdadeira junção entre as qualidades de ambos materiais.

O fato de poderem ser utilizadas em conjunto com outros tipos de materiais de base, como tijolos comuns, de bloco ou pré-moldados, faz com que o material apresente versatilidade nas construções. Outro ponto positivo se refere à diminuição do peso relativo a estrutura da construção, podendo ser aplicada em projetos de maiores dimensões e que necessitem de mais resistência, com a devida segurança.

Preservação do meio ambiente

O aço é um material 100% reciclável, o que lhe confere uma posição de material sustentável. Isso quer dizer que, se a edificação chegar no final de sua vida útil, as estruturas ou coberturas metálicas pode ser reutilizada se for direcionada para fornos em forma de sucata e, após isso, pode ser tornar um novo aço, com a mesma qualidade inicial.

Produtividade e velocidade na construção dos projetos

Se comparado a projetos que possuem processos de alvenaria convencionais em seu desenvolvimento, a utilização de estruturas e coberturas metálicas de aço diminui em até 40% do tempo de trabalho. Esse tempo apresenta tamanha diminuição pois as estruturas são produzidas de forma industrializada, diminuindo a necessidade de materiais e mão de obra.

Após serem produzidas elas são levadas ao local de instalação para que sejam aplicadas no projeto. Outros benefícios acerca de sua produção industrializada referem-se a redução de barulhos e da emissão de partículas durante a realização de uma obra.

Racionalização de mão de obra e materiais

Pense na seguinte situação: para construir a cobertura de um estacionamento, por exemplo, o proprietário pode optar por uma construção tradicional de alvenaria, com pilares de sustentação feitos de tijolos e outros materiais.

Essa construção levaria um certo tempo para ser finalizada e durante o seu processo de construção, dependendo dos equipamentos utilizados, a ocorrência de momentos com barulhos mais altos e pedaços de materiais podem ser espalhados durante as etapas de construção são inevitáveis. A utilização de estruturas pré-moldadas, entre elas as coberturas metálicas, colabora evitando esses acontecimentos, pois já são levadas prontas até o local onde serão montadas.

Qualidade garantida

Pode-se imaginar que, por apresentarem essas vantagens, as estruturas desse tipo não oferecem tanta segurança quanto outros materiais, mas este pensamento trata-se de um equívoco: as coberturas metálicas apresentam extrema resistência, flexibilidade e ainda são leves, se comparados a outros materiais. A decisão de utilizar estruturas desse tipo otimiza, ainda, o espaço disponível para construção. Isso porque elas podem criar grandes vãos sem a necessidade da interrupção de pilares ou paredes para estruturá-las.

COBERTURAS METÁLICAS

Além das coberturas metálicas, existem outros tipos de estruturas que apresentam características estruturais, estéticas e técnicas específicas referente aos fins em que serão utilizadas. Alguns dos tipos são os mezaninos, passarelas, galpões e reservatórios.

As coberturas metálicas, mais especificamente, são as estruturas que possuem função de proteger determinadas áreas de intempéries como ventos, chuvas, neve e outros tipos de situações que possam vir a acontecer. As coberturas metálicas podem ser planas, espaciais ou em arco. Para realizar uma boa compra de coberturas metálicas é necessário estar atentos a alguns fatores como o tipo e a qualidade do material que a constitui, o acabamento, e a segurança fornecida.

Existem diversos tipos de aço que podem ser utilizados para fabricar as coberturas metálicas, também chamadas de telhas metálicas. Alguns deles são o alumínio, o aço galvanizado, fabricado através de uma fusão entre zinco e ferro imersos em banhos de zinco, e o galvalume, derivado da combinação entre alumínio e zinco. Quando produzidas desses materiais possuem aparência metálica, “natural”.

Além desses materiais, as coberturas metálicas podem passar por um processo de pré pintura e de pós pintura, o que colabora para a estética do produto e colabora, ainda, promovendo mais vida útil para o material.

MODELOS DE COBERTURAS METÁLICAS

Telhas simples

Geralmente utilizadas em galpões industriais, garagens de condomínios e em quadras de esportes abertas nas laterais, trata-se do tipo mais simples e conhecido entre as estruturas metálicas.

Sua montagem, bem como a manutenção, são simples, além de ser a forma mais barata de construir coberturas metálicas deste tipo. Dependendo da forma em que foi projetada, é possível desmontá-la.

Ao desenvolver um projeto com este tipo de cobertura deve-se ter consciência, no entanto, que este modelo causa bastante barulho quando chove, especialmente se a chuva for de granizo. Por isso, se o barulho for um problema para o local, seu uso deve ser repensado. No caso de garagens de condomínios também deve-se pensar antes de utilizar este tipo de telha, pois coberturas metálicas deste tipo refletem a luz do sol, podendo incidir nas janelas de apartamentos, por exemplo.

Telhas termoacústicas

Também conhecidas como telhas sanduiche, esse modelo se trata de um conjunto formado por duas telhas simples separadas por uma camada de material isolante que pode ser o poliuretano ou isopor, também denominado pela sigla EPS. Seu sistema de construção é parecido com as telhas simples, mas apresenta ainda mais vantagens se comparado a elas, como a montagem rápida e manutenção simplificada, possibilidade de ser desmontado, isolamento térmico e acústico de extrema eficiência e a possibilidade de poder já vir pintado de fábrica em uma das faces ou em ambas. Sua utilização costuma ser indicada para residências e áreas de lazer, em escritórios, em coberturas metálicas de prédios salões de festa e supermercados, e em galpões, sejam eles industriais ou comerciais.

Telhas termoacústicas com aparência de cerâmica

Esta opção oferece a aparência dos telhados tradicionais constituídos de telhas de cerâmica. Sua composição é igual a das telhas sanduíche, mas a diferença está em uma de suas fases, que possui formato semelhante às telhas de barro. Essa diferença garante uma estética mais tradicional para os locais em que são empregadas.

Por se tratar de um modelo diferenciado, é necessário possuir uma mão de obra mais especializada para sua instalação. O aspecto relacionado a sua estética promove um ótimo resultado, além desse modelo possui durabilidade maior. Outros benefícios acerca desse tipo de cobertura é a não acumulação de fungos, algo comum de acontecer em telhados de cerâmica, a montagem mais rápida do que um telhado cerâmico tradicional, a possibilidade de desmontar a estrutura, caso seja necessário, leveza em relação a sua estrutura, pintura vinda de fábrica, garantindo ainda mais a boa estética do produto, e isolamento térmico e acústico de extrema eficiência.

A recomendação para utilizar este tipo de cobertura costuma ser feita para galpões da área comercial que necessitam possuir mais estética, salões de eventos e festas e residências.

OUTROS TIPOS DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Outros tipos de estruturas metálicas

Mezaninos metálicos

São utilizados em ambientes que possuem pé-direito duplo e que, por algum motivo, precisam ter sua área construída ampliada. Os mezaninos metálicos são pavimentos internos intermediários acessados por meio de uma escada. Geralmente, são constituídos por grandes placas que podem ter acabamento de pisos cerâmicos, carpetes e laminados.

Galpões metálicos

Galpões são estruturas que geralmente ocupam grandes áreas com função de armazenar mercadorias ou para fabricar materiais. Apresentam, num geral, um pavimento, podendo, dependendo do caso, ter mezaninos. Antes, este tipo de estrutura era construída com madeira. Após um tempo, passou a ter o concreto e aço em sua construção. Os três materiais podem, dependendo da necessidade da estrutura, ser utilizados de forma separada ou em conjunto. No entanto o aço representa, atualmente, uma das melhores e mais versáteis opções.

Reservatórios metálicos

Alguma vez, enquanto viajava de carro ou ônibus na estrada, você já reparou em grandes reservatórios que algumas fazendas ou industrias do ramo de grãos possuem para armazenar determinados produtos? Estas estruturas são os reservatórios metálicos, cuja função é armazenar itens, em grande parte grãos e água.

Passarelas e pontes metálicas

Ambas são construções, muitas consideradas obras de arte por algumas pessoas, com fim de promover a passagem sobre locais como vales, rios, rodovias e outros tipos de obstáculos que possam existir ao longo do trajeto a ser percorrido.

ESTRUTURAS DE CONCRETO OU METÁLICA?

Essa dúvida pode surgir no momento em que será decidido o tipo de construção a ser realizado. A estrutura de concreto, forma mais conhecida de construir locais, apresenta necessidade de muita mão de obra, gera trabalhos mais custosos e dificultosos, pode causar dificuldades caso exista necessidade de reformas e, sobretudo, apresenta menos velocidade de construção se comparada às estruturas metálicas.

Em relação às estruturas metálicas, os pontos favoráveis são diversos, visto que apresenta mais leveza e resistência, desperdiça menos materiais, necessita de menos mão de obra, apresenta maior liberdade para criar projetos, ocupa menos espaço nas construções e consegue se combinar muito bem com outros tipos de materiais.

BUSQUE PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Encontrar coberturas metálicas a venda e adquiri-las é algo de extrema facilidade, visto que existem diversas opções de empresas de materiais de construções em estabelecimentos físicos e também online. No entanto, é importante buscar ajuda de profissionais que possam informar o cliente acerca de fatores importantes como as melhores opções de telhas metálicas para serem utilizadas na obra, considerando as dimensões disponíveis, o clima em que ficará exposta e a localização de onde será instalada, por exemplo.

Apenas empresas de renome conseguirão atender seus clientes com o devido conhecimento, esclarecendo todas as dúvidas e oferecendo melhores opções de produtos e serviços. Na hora de realizar a contratação de um fornecedor do material, é indicado visitar alguma obra que ele já tenha realizado, pois isso pode lhe fornecer uma ideia da qualidade de seu trabalho.

Outra opção que costuma ser indicada é realizar contato com algum outro contratante que o fabricante já tenha prestado serviço. Isso fará com que você tenha contato direto com a pessoa que o contratou e, dessa forma, poderá saber se o resultado do projeto atendeu as expectativas criadas e oferecidas.

Apesar de apresentarem altos níveis de resistência, às coberturas metálicas, assim como qualquer outro material, precisam passar por manutenções preventivas, a fim de garantir a segurança das mesmas e prevenir possíveis adversidades que possam acontecer com o passar do tempo. Para isso, deve-se buscar bons profissionais e empresas para que o serviço seja bem realizado e, com isso,possíveis problemas sejam evitados.


produtos e serviços relacionados

  • Coberturas metálicas para galpões

    Coberturas metálicas para galpões

    A cobertura ideal Uma estrutura metálica já é destaque pela qualidade e segurança que apresenta, e quando unida a uma cobertura metálica possui a mesma eficiência. Sua montagem é versátil já ...

Regiões onde a Ampla Estruturas atende Coberturas metálicas:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Ampla Estruturas atende Coberturas metálicas:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe